Mundo

Há 777 venezuelanos detidos por protestar contra Governo

FOTO MIGUEL GUTIERREZ/EPA
FOTO MIGUEL GUTIERREZ/EPA

A organização Fórum Penal Venezuelano (FPV) indicou hoje que estão atualmente detidas 777 pessoas devido aos protestos antigovernamentais que decorreram no país entre 04 e 22 de abril (sábado).

Na sua conta na rede social Twitter, o diretor do FPV, o advogado Alfredo Romero, refere que aquele número não inclui as detenções que alegadamente ocorreram nas últimas horas.

Segundo os dados da organização não-governamental, neste período foram feitas 1.365 detenções e 777 pessoas estão ainda sob custódia.

Dos restantes, 97 foram libertados “com medidas cautelares” e 451 foram soltos sem necessidade de se apresentarem às autoridades.

Entre os detidos, 305 aguardam o pagamento da fiança imposto, 418 esperam a apresentação às autoridades judiciais e a 54 foi decretada a prisão.

Nas últimas três semanas têm-se realizado numerosas manifestações contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, na sua maioria reprimidas pelas forças de segurança, que causaram 22 mortos.

A oposição, que já convocou novas manifestações para segunda-feira nas ruas de todo o país, exige a realização de eleições gerais, a libertação de políticos presos e a devolução das competências ao parlamento.