Governo de Nova Deli, na Índia, suspende limitação da circulação automóvel

Índia /
11 Nov 2017 / 12:35 H.

O Governo de Nova Deli, na Índia, suspendeu hoje a limitação da circulação automóvel na cidade, por causa da poluição, depois de um tribunal ter proibido as isenções previstas na medida.

A partir de segunda-feira, e durante cinco dias, a circulação dos automóveis na capital indiana seria feita em dias alternados consoante a matrícula dos veículos tinha números ímpares ou pares.

Contudo, o Tribunal Verde Nacional, especialista em questões ambientais, indeferiu hoje as exceções previstas na medida, salvaguardando as viaturas de emergência, que podem circular todos os dias, independentemente da matrícula que tiverem.

Estavam isentos das regras as condutoras que viajassem sozinhas ou com crianças com menos de 12 anos, os veículos de duas rodas e de emergência e os automóveis de pessoas com altos cargos.

Face à decisão do tribunal, o Governo da capital indiana suspendeu o plano de restrição da circulação automóvel, na expectativa de conseguir uma revisão das isenções para mulheres e viaturas de duas rodas, indicou aos jornalistas o ministro dos Transportes regional, Kailash Gehlot.

Os níveis de poluição em Nova Deli ultrapassaram, esta semana, sete vezes os limites considerados prejudiciais pela Organização Mundial de Saúde.

Outras Notícias