Mundo

França diz que posição dos Estados Unidos sobre Médio Oriente permanece “confusa”

Foto Reuters
Foto Reuters

A posição de Washington sobre o conflito israelo-palestiniano permanece “confusa”, considerou hoje o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Marc Ayrault, após conversações na Alemanha com o seu homólogo norte-americano Rex Tillerson.

“Fiquei um pouco mais esclarecido [sobre a posição dos EUA] mesmo que a questão israelo-palestiniana permaneça muito confusa e fiz questão de sublinhar esse facto”, disse Ayrault, um dia após o Presidente Donald Trump ter recuado no compromisso dos Estados Unidos sobre uma solução de dois Estados como parte integrante de um acordo de paz final.

Ayrault disse ter reafirmado o compromisso da França numa solução de dois Estados, que considera a única forma de prosseguir o processo de paz de forma viável.

“Um possível Estado palestiniano também será uma garantia para a segurança de Israel”, assinalou.

As declarações do ministro francês parecem ter tido eco em Nova Iorque, quando a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, afirmou hoje que Washington apoia “absolutamente” a solução de dois Estados para a resolução deste conflito no Médio Oriente, mas sem afastar “alternativas”.

“Apoiamos absolutamente uma solução de dois Estados, mas também procuramos alternativas”, declarou Haley após uma reunião do Conselho de Segurança (CS) consagrada ao Médio Oriente.

Na quarta-feira, no decurso de uma conferência de imprensa conjunta na Casa Branca com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, o Presidente dos EUA Donald Trump abandonou o compromisso de décadas de Washington sobre uma solução de dois Estados, rompendo o consenso internacional que considera este o único caminho para prosseguir na busca de uma solução global do conflito.

Na reunião de hoje do CS, o enviado da ONU para a paz no Médio Oriente também defender que a solução de dois Estados permanece “a única forma” de concretizar as aspirações de palestinianos e israelitas.

“A solução de dois Estados continua a ser a única forma de concretizar as legítimas aspirações nacionais de ambos os povos”, disse Nickolay Mladenov ao CS.

“Alguns podem ter a ilusão de que o conflito pode ser ‘gerido’ indefinidamente, de que a ausência de uma estratégia clara para alcançar a paz é uma estratégia em si mesma”, prosseguiu Mladenov.

O enviado instou os líderes israelitas e palestinianos a “refletirem prudentemente sobre o futuro”, que, advertiu, pode ficar “assente em perpétuo conflito, ascensão do extremismo e ocupação”.