Vídeo mostra lancha de fiscalização rápida da Marinha a treinar para a acção

​O frequente treino operacional das unidades navais assegura a manutenção dos padrões de prontidão operacional estabelecidos para os navios da Marinha. Após o treino, os navios ficam aptos para ser integrados, sem limitações, no dispositivo naval padrão que a Marinha assegura em permanência, para empenhamento em acções de busca e salvamento marítimo e demais missões no âmbito da patrulha e vigilância da zona marítima costeira.

Ora, o CITAN é o organismo da Marinha que tem por missão assegurar o treino e avaliação das unidades navais e forças navais, e o estudo e análise da doutrina e procedimentos associados à táctica e operações navais.

O CITAN realiza igualmente acções de formação nas áreas da táctica e das operações navais, de acordo com o estabelecido no Sistema de Formação Profissional da Marinha (SFPM).

O NRP ‘Pégaso’ é o terceiro navio da classe Centauro. A sua construção teve início em Outubro de 1998, nos Estaleiros Navais do Mondego e foi aumentado ao efectivo da Marinha Portuguesa em Março de 2001.