Madeira

Vinho, bordado e artesanato da Madeira promovem-se na Transquadra

None

A Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) associa-se à Regata Transquadra, através da promoção do Vinho Madeira, Rum da Madeira e Bordado da Madeira, neste que é um evento desportivo de grande projecção internacional.

A partir desta sexta-feira e até ao dia 27 de Julho, a Marina da Quinta do Lorde será a ‘porta oficial de entrada’ das embarcações da Transaquadra que largam os portos europeus, rumo à Região, sendo que a ‘Village Transquadra’, instalada naquele recinto, dará as boas-vindas aos convidados, com as mais diversas actividades, incluindo ‘foodpairings’ de Vinho Madeira e Rum da Madeira; exposição de Bordado Madeira e Artesanato Regional ‘ao vivo’.

Os ‘foodpairings’ decorrerão nos dias 25 e 26 de Julho entre as 15 e as 16 horas.

O dia 25 será dedicado às harmonizações de Vinho Madeira com iguarias e o dia 26 contará com harmonizações de Rum da Madeira com chocolates.

Os Vinhos Madeira em prova contam com a colaboração dos produtores Justinos Madeira Wines, S.A. e Vinhos Barbeito (Madeira) Lda e o Rum da Madeira em prova conta com a colaboração dos produtores Engenho Novo da Madeira, Lda e Engenhos do Norte.

O Bordado Madeira abrilhantará a decoração do hall de entrada do Hotel da Quinta do Lorde, ostentando ricas e exuberantes peças deste emblemático produto madeirense, pertencentes ao produtor/exportador de Bordado Madeira, Abreu & Araújo, Lda, as quais também estarão à venda, entre as 13 e as 18 horas.

Os visitantes da ‘Village Transquadra’ poderão também apreciar a arte de bordar ‘ao vivo’, no horário acima referido.

O artesanato regional também marcará presença durante todos os dias do evento, entre 13 e as 18 horas, através da presença de 3 artesãos que igualmente colocarão à venda os seus produtos. Os artesãos presentes serão: Provecto – Fabricação e reparação de calçado, Bela Maria Marques Gouveia - Arte de trabalhar Cera e Ester da Conceição Escórcio de Freitas da Silva - Confecção de Artigos Têxteis para o Lar / Confecção de Artigos de Malha e Confecção de Artigos de Renda.

“A participação do IVBAM neste evento reveste-se de grande importância, sendo esta uma oportunidade de valorização e divulgação de produtos regionais de qualidade, além-fronteiras”, diz a tutela em nota à imprensa.

Estas acções fazem parte dos Planos Promocionais do Vinho Madeira e do Bordado Madeira e Artesanato Regional e são co-financiadas em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.