Madeira

Ricardo Sousa quer resolver problemas ao nível habitação no concelho

A garantia do acesso à habitação para todos e a recuperação dos bairros sociais está entre as preocupações da candidatura do PSD.
A garantia do acesso à habitação para todos e a recuperação dos bairros sociais está entre as preocupações da candidatura do PSD.

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Machico, Ricardo Sousa, reuniu ontem (acompanhado pela equipa que irá compor a vereação) com a Empresa Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), com o propósito de inteirar-se da situação do parque habitacional no concelho.

A garantia do acesso à habitação para todos os que dela necessitam e a recuperação dos bairros sociais está entre as preocupações da candidatura do PSD à Câmara Municipal de Machico. Neste encontro, foram identificados alguns dos problemas verificados nos bairros sob a gestão da IHM, muitos deles, segundo informação dos responsáveis da empresa, com solução a breve prazo, designadamente as obras de recuperação do Bairro da Bemposta, em Água de Pena.

A manutenção do Bairro da Torre, na freguesia de Machico, e os problemas no saneamento básico no Bairro da Achada, no Porto da Cruz, também foram abordados, assim como a questão dos loteamentos nas Feiteirinhas, Caniçal. “A população que ali reside deseja ampliar o parque habitacional porque o número de jovens à procura de habitação é grande, mas também gostavam de ter a aquisição do seu lote”, afirmou Ricardo Sousa. O candidato disse que a IHM “mostrou muita abertura e compreensão” relativamente a estas situações e comprometeu-se a encontrar soluções, informando que neste bairro será feita em breve a revisão dos 5 anos de contrato, o que irá implicar uma redução na renda.

Outra preocupação da candidatura prende-se com o número de pessoas em lista de espera para apoio na habitação, ficando a nota de que está prevista a construção de novos fogos na zona de Água de Pena, os quais “poderão ser no futuro atribuídos à IHM”, sendo esta mais uma alternativa para os problemas habitacionais no concelho.

Foi também colocada a hipótese de construção de uma escada, com o intuito de facilitar o acesso dos que vivem na estrada acima do Bairro dos Pescadores à estrada situada abaixo do mesmo, evitando assim passar por dentro do bairro, e referidos os programas que a IHM disponibiliza, como o Programa de Recuperação de Imóveis Degradados, o Programa de Apoio a Desempregados e o Mercado Social de Arrendamento.

Outras das apostas desta candidatura na área da habitação será na criação de uma Porta Verde para a primeira habitação, com vista agilizar e apoiar os jovens neste processo.

O cabeça de lista do PSD por Machico deixou ainda críticas ao actual Executivo PS, que segundo o candidato mostrou disponibilidade para colaborar com a IHM no início do mandato, mas “a verdade é que estamos em vias de novas eleições e não se viu qualquer iniciativa para a resolução dos problemas dos bairros habitacionais, nomeadamente ao nível da limpeza de arruamentos”, frisou.