Madeira

Norte da Madeira e Porto Santo sob aviso amarelo por causa das ondas

IPMA coloca ainda seis barras fechadas no continente devido à agitação marítima

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

O IPMA colocou a costa norte da Madeira e o Porto Santo sob aviso amarelo entre as 06h00 e as 21h00 de hoje, prevendo-se ondas de noroeste com 4 metros de altura.

No continente, seis barras portuárias estão hoje fechadas à navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação por causa da agitação marítima.

As barras da Figueira da Foz, Douro e Aveiro estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

De acordo com a Marinha, nos Açores, a barra de Madalena do Pico (ilha do Pico) está fechada a embarcações com comprimento inferior a 12 metros.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo, prevendo-se onda de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso amarelo para agitação marítima vai estar em vigor entre as 06h00 e as 18h00 de hoje.

O aviso amarelo é o terceiro de uma escala de três e significa uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.