Madeira

Governo reforça equipas de médicos na Obstetrícia por causa da greve dos enfermeiros

None

A greve dos enfermeiros especialistas, que começa amanhã, levou a que a Secretaria da Saúde, em coordenação com o SESARAM, tenha decidido reforçar as equipas médicas no Serviço de Obstetrícia do Hospital Dr. Nélio Mendonça. A decisão foi anunciada, hoje, no final de uma reunião, que juntou representantes dos enfermeiros, da Secretaria e do SESARAM.

Como explicou o director do referido Serviço, qualquer grávida pode recorrer ao hospital Dr. Nélio Mendonça com garantia de atendimento e segurança, o mesmo acontecendo com as que vão para partos. Joaquim Vieira lembrou que os enfermeiros vão estar a desenvolver as actividades de não especialista e que os médicos estão aptos a realizar todas as tarefas essenciais. “Não fiquem preocupadas, podem ter os bebés em segurança.”

Na reunião, que decorreu na Secretaria da Saúde, aconteceu outra coisa que já se antevia: Governo regional, SESARAM, médicos, Ordem e Sindicato dos Enfermeiros, estão solidários com a luta em curso.

Por ter ouvido palavras nesse sentido, Márcia Ornelas disse-se satisfeita pelo apoio recebido. A enfermeira garantiu que os profissionais vão “prestar os cuidados gerais, actuando de acordo com o Código de Ética/Deontológico”.

Pedro Ramos mostrou-se convicto de que é isso que vai acontecer e falou em legitimidade da luta dos enfermeiros. Mas, lembrou o secretário regional da Saúde, a resolução do problema com as carreiras dos enfermeiros é algo que depende do Governo de Lisboa e não do madeirense.