Madeira

Exposição de clássicos na Praça do Povo traz “glamour” à cidade e coloca a Madeira ao nível do que se faz no mundo

None Ver Galeria

A Praça do Povo regressou ao passado. Em causa está mais uma edição da ‘The Classic Motor Exhibition Funchal’, cuja abertura, que se realizou esta manhã, contou com a presença de Paulo Cafôfo, presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), e Eduardo Jesus, secretário regional da Economia, Turismo e Cultura.

O presidente da CMF disse que o Funchal precisa destes eventos que dinamizem a cidade e que tragam pessoas até à baixa citadina, onde têm em seu redor um verdadeiro “museu” de antiguidades.

“Esta é uma cidade de experiências e de vivências e, por isso, este museu automóvel que está aqui na Praça do Povo é uma mais-valia para o turismo”, afirmou antes de fazer a ‘ronda’ pelos diferentes espaços onde estavam espalhados os carros, motas e bicicletas antigos.

Paulo Cafôfo referiu que a CMF apoia financeiramente a organização e frisou o facto de não ser todas as cidades “que têm a possibilidade de ter um parque automóvel de clássicos com esta qualidade”.

“Isto é inédito e precisamos de mostrar aquilo que temos, pois é óptimo quando estes carros saem das garagens e, todos juntos, funcionam como uma montra para o turismo, mas também para os locais”, afirmou, acrescentando que tudo isto dá um outro “glamour” à cidade.

O chefe do executivo camarário disse ainda que a mudança do local da exposição dos clássicos, antigamente junto ao Reid’s, para a Praça do Povo veio dar outra “visibilidade” ao evento, sobretudo em termos de espaço que faz sobressair o encanto das viaturas.

Eduardo Jesus, secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, afirmou que este evento é a “afirmação de uma oferta muito qualificada que a Madeira tem” em termos de automóveis, motas e bicicletas antigos, sendo estes um “património preservado, cuidado e mantido” que “ajuda a qualificar a Madeira e a posicioná-la “de uma forma diferente”.

“Há aqui um aspecto muito importante que tem a ver com a participação da população, isto é feito com as pessoas da Madeira, com recurso ao património que é regional, cujos clássicos são preservados ao longo de muitos anos por várias razões, algumas das quais por questões emocionais”, sublinhou, salientando que esta iniciativa coloca a Região ao nível do que se faz no mundo.

O governante referiu ainda que, este ano, “a Praça do Povo ganhou novamente uma expressão diferente, com uma evolução muito positiva devido ao crescimento da ‘The Classic Motor Exhibition Funchal’, também apoiada financeiramente pelo Governo Regional.

“A organização teve o cuidado de promover um crescimento, não só na forma como expõe, mas nos elementos que vêm dar qualidade a toda esta exposição, com o concurso de vestir à época, com o layout novo que aqui foi colocado e com a exposição no cais 8, que é outra novidade”, frisou, concluindo que “a Madeira tem que acarinhar” este evento e fazê-lo “durar no tempo”.

Refira-se que a exposição de clássicos, que também contou com a presença de Rubina Leal, secretária regional e Inclusão e Assuntos Sociais, decorre até amanhã.