Madeira

CNE comemora o aniversário do fundador do escutismo

None

O Dia do Pensamento, dedicado à comemoração do aniversário natalício de Baden Powell (B.P.), fundador do movimento escutista, é este fim de semana assinalado pelos escuteiros do Corpo Nacional de Escutas da Madeira com uma diversidade de actividades.

Num intercâmbio entre agrupamentos, amanhã, 18 de Fevereiro, os agrupamentos da zona oeste - 1082 - Stª Cecília (C. Lobos),1160 - Encarnação (Est. C. Lobos), 1353 - Ribeira Brava e 1298 - S. Francisco Xavier (Calheta) - reunem às 10h numa actividade com o tema “24h na companhia de B.P.”, dando início ao seu “Grande Jogo” em que irão percorrer várias localidades do concelho de Câmara de Lobos até às 18h.

Esta actividade termina a 19 de fevereiro, após a eucaristia dominical, pelas 12h e conta com o apoio das associações locais Câmara de Lobos Viva, Teatro Metaphora e Associação Náutica de Câmara de Lobos. Ainda, participam nas comemorações os presidentes da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e da Junta de Freguesia local, bem como o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, o Representante do Comissário da PSP de Câmara de Lobos, o Pároco de Santa Cecília e o

Coordenador Regional do Corpo Nacional de Escutas.

Já em São Martinho, o Agrupamento 216 dentro das comemorações do Dia do Fundador destaca-se o batismo da nova embarcação do agrupamento no sábado de manhã, actividade nautica e jogo de cidade e às 15:00 a celebração da Eucaristia a bordo do navio NRP Tejo em que será feita a Promessa por novos dirigentes deste Agrupamento, seguindo-se a visita ao navio, no Porto do Funchal.

Na paróquia vizinha, o Agrupamento 420-Nazaré, para os escuteiros desta comunidade, será um sábado passado no Santo da Serra, com atividade de Paintball e jogo escutista relacionado com a vida de B.P.

Também no Santo da Serra, o 432 - Sagrado Coração de Jesus celebra este também conhecido como Dia do Pensamento nos dias 18 e 19. Iniciam com a Eucaristia de sábado pelas 19h00 na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Boa Nova), partindo depois para o Santo, onde haverá Jogo Noturno e no dia seguinte terminam as actividades às 14h00.

22:00 Chegada prevista ao Santo e jogo noturno

Nas freguesias de Santo António e São Martinho, o Agrupamento 571 - Santo Amaro inicia no sábado às 10h00 um jogo de cidade alusivo à vida de BP, finalizando às 17:30 com a participação na eucaristia da Igreja da sua paróquia.

O Agrupamento 1347 - Álamos escolheu como actividades para este sábado um jogo com sinais de pista, ateliers e fogo de conselho, desde os Álamos até o Pico dos Barcelos

Na zona Este, o Agrupamento 825- Machico passa o fim de semana num acantonamento em Santana, com caminhadas e jogos alusivos à vida de Baden Powell.

Por sua vez, o Agrupamento 921 - Santa Cruz, passa este sábado em trabalhos de reflorestação no Parque Ecológico do Funchal. Após estas tarefas, no regresso pelo Monte irá haver a oportunidade de trabalho de pesquisa sobre os carros de cesto, finalizando com descida neste meio de transporte tradicional até o Livramento.

Contudo, as actividades em memória de Baden Powell não decorrem apenas este fim de semana. No próximo, 24 e 25 de fevereiro, o Agrupamento 1288 - Camacha inicia com um Jogo noturno às 21:30, prolongando as actividades escutistas até às 19h30, onde a Paraliturgia encerrará as comemorações.