Madeira

Candidatura do PSD à Câmara de Santana diz querer reforçar apoio às famílias na educação dos filhos

None

A candidatura do PSD à Câmara Municipal de Santana reconhece a importância da educação e formação tanto para crianças e jovens como para adultos. Nesse sentido, faz parte das propostas social-democratas um conjunto de medidas relacionadas com esta área.

Em conferência de imprensa, realizada junto à Escola de 1º Ciclo de Santana, João Gabriel Caldeira afirmou que o PSD tem “um projecto de apoio municipal de aprendizagem ao longo da vida que está subdividido em quatro fases”. A primeira fase diz respeito ao apoio financeiro de 50% das mensalidades nas creches e a todas as crianças em geral. “Nós queremos apoiar essas crianças devido à grande dispersão geográfica do concelho, em que o Arco de São Jorge e São Roque do Faial são muito afastados e muitos dos pais e dos encarregados de educação não têm hipótese de colocar as crianças na creche. Então nós alterámos a estratégia de apoio e vamos ao encontro das crianças e dos jovens para que dentro do seio familiar também possam usufruir desse mesmo apoio.”

Ao nível da pré e do 1º ciclo, o PSD predispõe-se a aperfeiçoar e reforçar os apoios na aquisição dos manuais escolares e na distribuição de um ‘kit’ para natação. “É importante que as crianças logo inicialmente aprendem a nadar porque não só é uma actividade física como também é uma actividade que, eventualmente, pode ser muito benéfica no futuro”, disse.

Já no que se refere aos universitários, a candidatura do PSD pretende também reforçar, em 20%, os apoios existentes, tendo em conta o desempenho escolar. Actualmente, o apoio é de 100 euros. Pretende igualmente apoiar os alunos dos cursos de educação e formação para adultos e do ensino recorrente. “São pessoas que de alguma forma não tiveram oportunidade de continuar a estudar e que necessitam de atualizar os seus conhecimentos”, afirmou João Gabriel Caldeira, sublinhando os aspectos positivos que essa formação terá na cidadania activa e no exercício profissional dessas pessoas.

Além disso, o PSD pretende assegurar a gratuitidade do transporte dos alunos do 1º ciclo e premiar o mérito dos alunos, em todos os níveis de ensino.