Desporto

MIUT - Madeira Island Ultra-Trail 2017 traz figuras mundiais de destaque

François D’Haene, Xavier Thevenard e Gediminas Grinius são cabeças-de-cartaz

None

O MIUT – Madeira Island Ultra-Trail conseguiu, este ano, reunir uma lista de inscritos de luxo, com mais de 60 atletas com elevada cotação no índice de performance do ITRA – Internacional Trail-Running Association, sendo que mais de 40 figuram no ranking dos atletas de Elite.

De entre os grandes favoritos à vitória na prova agendada para o dia 22 de Abril está François D’Haene. O francês, detentor do recorde do Ultra-Trail du Mont-Blanc desde 2014. Em 2016 estabeleceu um novo recorde na travessia do GR20, na Córsega, num traçado com 180km e 13.000D+ (desnível positivo) e subiu ainda ao lugar mais alto do pódio na prova da Ilha da Reunião.

Também apontados como grandes candidatos estão Xavier Thevenard - o único atleta a vencer todas as provas do Ultra-Trail du Mont Blanc (55km, 101km, 119km e 170km) - e Gediminas Grinius, o vencedor do Ultra-Trail World Tour de 2016.

Pau Capell, que venceu este ano a Transgrancanaria logo depois de ter estado na Madeira, onde participou no MIUT Trail Camp e venceu o Trail Longo do Porto Moniz, é também um nome a ter em conta, a par de outros repetentes como, Sylvain Camus (3.º no ano passado) ou Fabien Antolinos (4.º).

Mas os nomes candidatos aos lugares do pódio não se ficam por aqui. Na Madeira vão estar também outros grandes atletas como Erik Clavery, Jordi Gamito (vencedor do Trail Ultra do Porto Moniz), Daniel Jung, Vaidas Zlabys, Diego Pazos, a “lenda” Sébastien Chaigneau, Geral Morales e muitos outros, como os continentais Armando Teixeira, Tiago Aires e David Quelhas, sem esquecer, obviamente, os principais atletas madeirenses, como Luís Fernandes (vencedor em 2015), Francisco Freitas ou Leonardo Diogo, por exemplo.

No que toca às senhoras temos de volta Andrea Huser, a única atleta que no ano passado foi capaz de desafiar a “imbatível” Caroline Chaverot, mas também outras grandes atletas como Beth Pascall, Lisa Borzani, Manu Vilaseca e as portuguesas Lucinda Sousa, Sofia Roquete e Fernanda Verde, sem esquecer as principais atletas madeirenses Olívia Sousa e Lúcia Franco.

Assim, para além do recorde de inscritos na prova madeirense, que rondam os 2.500, prevê-se que o MIUT – Madeira Island Ultra-Trail, seja também uma das provas mais competitivas do Ultra-Trail World Tour.