5 Sentidos

Pintura flamenga em análise no Museu de Arte Sacra do Funchal

None

O projecto intitulado por ‘As conferências do museu’, levado a cabo pelo Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF), passa a integrar o plano anual desta instituição, nomeadamente durante o mês de Março de cada ano.

Esta conferência procura “o debate e partilha de conhecimentos, ao nível da investigação científica desenvolvida em torno da arte e da museologia”, que se cruzem directa ou indirectamente com a herança artística e patrimonial da Região Autónoma da Madeira.

A primeira edição realiza-se nos dias 16 e 17 de Março e tem como tema ‘A pintura flamenga dos séculos XV e XVI – Arte e ciência’, que procura retomar o debate sobre “a mais emblemática e importante colecção de arte do MASF”, informou este organismo, à luz das investigações actuais que se têm debruçado na transdisciplinaridade das ciências da arte.

O encontro promovido para este ano reúne investigadores regionais, nacionais e internacionais “com obra produzida quer ao nível da investigação de conservação e restauro em pintura, quer ao nível de história da arte, na vertente da pintura flamenga.” As palestras têm lugar entre as 9 e as 17 horas e a entrada no evento requer inscrição prévia.