5 Sentidos

Obra singular oferecida amanhã ao Papa Francisco

‘Portugal Católico: A Beleza na Diversidade’ teve coordenação do madeirense José Eduardo Franco

Francisco deverá receber a obra amanhã, em Roma.   REUTERS/Stefano Rellandini
Francisco deverá receber a obra amanhã, em Roma. REUTERS/Stefano Rellandini

A passagem do papa Francisco por Portugal no passado mês de Maio será comemorada com a entrega amanhã ao sumo pontífice de um livro único intitulado ‘Portugal Católico: A Beleza na Diversidade’, numa audiência em Roma. A obra singular, preparada no âmbito da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH-Universidade Aberta/CLEPUL-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), em cooperação com professores de vários centros de investigação da Universidade de Coimbra, bem como de outras universidades portuguesas, foi coordenada por José Eduardo Franco e José Carlos Seabra Pereira. O cuidado gráfico e a participação de especialistas, investigadores e intelectuais de vários quadrantes são diferenciadores e atestam a qualidade do trabalho, considerado a “‘Capela Sistina da Edição Portuguesa’”.

Editado pelo Círculo de Leitores/Temas e Debates, este livro de cerca de 800 páginas chegará ao público em geral apenas Novembro, numa edição especial do Círculo de Leitores, e em Abril de 2018 numa edição corrente.

Já o Papa Francisco poderá folhear o seu livro amanhã. Patrocinado pelo empresário Alexandre Soares dos Santos e apoiado pela Conferência Episcopal Portuguesa, Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, União das Misericórdias Portuguesas e Santa Casa da Misericórdia do Porto, este livro “reúne 204 textos-síntese, de 190 autores, intercalados com uma forte componente imagética, constituída por fotografias (aéreas e terrestres) e gravuras, e um conjunto de poemas de grandes autores portugueses, distribuídos por 14 capítulos”, apresenta a nota de divulgação. O texto de abertura é do secretário-geral da ONU, António Guterres, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do cardeal patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente. A par destes, colaboraram na obra Eduardo Lourenço, Guilherme d’Oliveira Martins, Pedro Mexia, Adriano Moreira, José Manuel Pureza, José Mattoso, Artur Santos Silva, Carlos Fiolhais, João César das Neves, Rui Vieira Nery, Manuel Barbosa, José Pedro Paiva, José Leite Abreu, Henrique Manuel Pereira, José Cordeiro, José Carlos Miranda, Daniel Serrão, Henrique Leitão, Francisco Senra Coelho, Vasco Pinto Magalhães, João Relvão Caetano, José Porfírio, Manuel Braga da Cruz, José Carlos Seabra Pereira, Gonçalo Portocarrero, Leonor Xavier, Jaime Nogueira Pinto, Jorge Wemans, João Seabra, Manuela Silva e Vítor Serrão, entre outros.

Hoje, pelas 18 horas, no Instituto Português de Santo António, em Roma, decorrerá uma sessão especial de apresentação à comunidade portuguesa, com a participação de Alexandre Soares dos Santos, José Cordeiro, José Carlos Seabra Pereira e José Eduardo Franco.

‘Portugal Católico: A Beleza na Diversidade’ é a primeira de outras que se vão seguir no âmbito do resultado do projecto ‘Portugal Religioso e Espiritual’ (Cultura, Arte e Património), também promovido pela CIDH (da Universidade Aberta). Outros volumes serão dedicados ao Portugal Judeu, ao Portugal Islâmico, ao Portugal Protestante, etc..

“Não estamos perante uma obra que pretenda ser a voz oficial da instituição eclesial na linha da clássica expressão apologética. Esta obra traduz-se, isso sim, num fundamentado e aliciante quadro da condição do catolicismo em Portugal, pondo em evidência as múltiplas ópticas, facetas e dinâmicas da comunidade católica e da sua Igreja”, podemos ler na nota. “Optou-se, neste projecto, pela leitura da diversidade encontrada no panorama do catolicismo português, perpassando a história, e, sempre que possível, evidenciando o contexto actual de cada uma das temáticas tratadas. Abordam-se temas do âmbito da teologia, da pastoral, do eclesial, da medicina, da política, da justiça, da sociedade, do ambiente, da música, da arte, da comunicação social, do turismo, da educação, da solidariedade, do desporto, entre outros. Salienta-se ainda um aspecto de particular significado: a participação das comunidades judaica e islâmica. Na tela de fundo, esteve sempre a opção pela evidência da Beleza na Diversidade, que sustenta todas as temáticas. A beleza na diversidade, além de estar presente nos múltiplos assuntos considerados, está patente na multiplicidade de pensamento dos autores que colaboraram na obra.”

O livro amanhã a oferecer ao Papa Francisco teve como inspiração o livro francês ‘La France Catholique’, de Jean Sévilla.