5 Sentidos

Exposição de aguarelas de Fernando Lemos Gomes dá início a festividades do CNF

None Ver Galeria

O início das festividades do aniversário do Clube Naval do Funchal, que celebra 65 anos, aconteceu ontem, na Quinta Calaça, com a inauguração da exposição ‘Emoção e Lazer’ da autoria de Fernando Lemos Gomes.

O certame conta com vinte aguarelas, tendo por base o contexto náutico, retratando muitas das embarcações que fizeram parte da história da vela da Madeira, como também muitas paisagens de todo o arquipélago. “A nível teórico, o autor, ilustrou o quotidiano, através de embarcações, desde as antigas até as atuais, traduzindo assim a pintura numa valência artística, sendo ela a decorativa. Por outro lado, Lemos Gomes pretendeu tornar as suas ilustrações como um arquivo documental, demonstrando a época dos 90”, refere a organização.

Mafalda Freitas, presidente do Clube Naval do Funchal, fez questão de destacar “a pintura da embarcação ‘Albatroz’, que ganhou a primeira regata entre Lisboa e Madeira, e que nessa regata, em 1950, deu origem ao Clube Naval do Funchal”.

“É de uma forma eclética que o clube celebra o seu aniversário, sendo que, é visível no programa de festividades, desporto, tanto na piscina como também no mar, desporto inclusivo, arte ligada ao mar e ainda homenagens realizadas a sócios, isto porque o clube também é feito de pessoas e são elas que dão identidade ao clube. Isso mostra bem o grande trabalho que tem vindo a ser feito”, referiu Madalena Nunes, vereadora da Câmara Municipal do Funchal, que também marcou presença no evento.

A exposição estará patente aos sócios até o dia 30 de junho.