5 Sentidos

“19 anos em Paris têm um sabor especial e significam anos de muito esforço e muita luta”

Fátima Lopes assinala data especial na ‘Paris Fashion Week’ com colecção inspirada nos pássaros

“Paris é a melhor montra para um criador dar-se a conhecer ao Mundo”, diz a designer madeirense. Fotos DR Ver Galeria
“Paris é a melhor montra para um criador dar-se a conhecer ao Mundo”, diz a designer madeirense. Fotos DR

Foi um desfile de emoções protagonizado esta tarde por Fátima Lopes, em Paris. A criadora madeirense apresentou a colecção Verão 2018, denominada ‘Birds’, no salão nobre da Câmara Municipal de Paris, perante a imprensa internacional, amigos e clientes da marca que não quiseram perder o espectáculo de moda assinado pela designer madeirense.

Visivelmente satisfeita com o resultado de mais este desafio na ‘Paris Fashion Week’, Fátima Lopes falou ao DIÁRIO depois de ter pisado a passerelle francesa e de ter respondido a várias questões da imprensa internacional, para dar conta do sucesso de mais esta aventura. “Missão cumprida a 500 por cento”, começou por dizer ainda entusiasmada. “É uma sensação difícil de explicar”, disse, referindo-se ao trabalho agora divulgado, feito ao longo dos últimos meses. Desde a ideia, baseada nos pássaros, ao produto final, foram muitas horas e várias noites dedicadas à paixão de sempre: criar roupa e tornar as mulheres bonitas e elegantes.

O 38.º desfile de Fátima Lopes na cidade de Paris teve um sabor diferente do habitual, já que a criadora madeirense está a assinalar 19 anos na Paris Fashion Week’. “19 anos não é pouca coisa, são 19 anos de muito esforço e muita luta” para ter chegado onde chegou. Ao longo destes anos, nunca escondeu que “Paris é a melhor montra para um criador dar-se a conhecer ao Mundo”. No seu caso, foi uma aposta ganha desde o primeiro momento, quando, a 6 de Março de 1999, resolveu arriscar e partir à aventura. Partiu de Lisboa a Paris, em direcção a um mundo difícil de pertencer, mas como costuma dizer, “não há impossíveis”.

19 anos depois, Fátima Lopes continua “de pedra e cal” na cidade que a acolheu e viu tornar-se numa reconhecida criadora de moda internacional. Hoje está em Paris como começou, “de forma independente”, sem nunca se ter arrependendo das decisões tomadas ao longo de um percurso feito com talento, estilo e uma grande paixão pela moda. Daí que o sentimento depois de mais este desfile seja de “missão cumprida” por tudo o que tem feito ao longo destes 19 anos na cidade de Paris.