País

Primeiro-ministro apresentou ao Conselho de Estado plano de contingência do Brexit

Foto Lusa
Foto Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou hoje perante o Conselho de Estado “o plano de preparação e contingência” do Governo para o caso de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo.

Esta informação consta de uma nota informativa divulgada cerca de uma hora depois de ter terminado a reunião do órgão político de consulta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que decorreu entre as 15:10 e as 18:15, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Segundo a nota divulgada, o Conselho Nacional começou com “uma exposição circunstanciada” feita pelo negociador-chefe da União Europeia para o ‘Brexit’, Michel Barnier, que participou como convidado nesta reunião, e em seguida “todos os conselheiros de Estado” intervieram.

“No final, o primeiro-ministro apresentou o plano de preparação e de contingência para a saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo”, lê-se no documento.

O Conselho de Estado reuniu-se hoje para debater “as perspetivas para as futuras relações com o Reino Unido”, dois dias depois de o parlamento britânico ter reprovado, com 432 votos contra e 202 a favor, o acordo de saída da União Europeia negociado com Bruxelas pelo Governo de Theresa May.

O Presidente da República e o primeiro-ministro tiveram em seguida a sua reunião semanal