País

Costa no Chipre para reunião bilateral e cimeira dos países do sul da União Europeia

None

O primeiro-ministro, António Costa, realiza no próximo dia 29 uma visita oficial à República do Chipre, país em que também vai participar em mais uma cimeira dos países do sul membros da União Europeia.

Segundo fonte do executivo, no que se refere à visita oficial do primeiro-ministro a Chipre, que durará uma manhã e que terá lugar exclusivamente em Nicósia, o programa terá um carácter eminentemente político.

Durante a manhã do dia 29, em Nicósia, António Costa tem previstos encontros de carácter institucional, designadamente com o Presidente da República, Nicos Anastasiades, e com o presidente do parlamento, Demetris Syllouris.

Após a visita, António Costa, ainda em Nicósia, participará na V Cimeira dos Países da Europa do Sul - encontro em que estarão presentes chefes de Estado e de Governo de países como Chipre, Malta, Grécia, França, Itália e Espanha.

Fonte do Governo português adiantou à agência Lusa que a agenda desta cimeira terá como temas principais as questões do aprofundamento da União Económica e Monetária, do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e das migrações.

Nesta cimeira, em que se estreia o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, sucedendo a Matteo Renzi, serão ainda discutidas as questões da transição ecológica e digital da União Europeia e o reforço da cooperação em matéria de segurança e defesa e política de vizinhança.

Neste último ponto, o Governo português acredita que será dado um especial destaque às matérias relativas ao reforço da cooperação entre os países do mediterrâneo e do continente africano.