Parlamento Europeu vota hoje Comissão Europeia liderada por Von der Leyen

27 Nov 2019 / 08:36 H.

O Parlamento Europeu vai votar hoje, no hemiciclo de Estrasburgo, a nova Comissão Europeia liderada por Ursula Von der Leyen, que se for aprovada, como tudo o indica, entrará em funções no próximo domingo, 01 de Dezembro.

O novo executivo comunitário, que integra a comissária Elisa Ferreira, responsável pela pasta da Coesão e Reformas, já deveria ter iniciado o seu mandato de cinco anos em 01 de Novembro, mas a reprovação de três comissários pelo Parlamento Europeu levou a um atraso no processo, que deverá ficar hoje concluído, com a votação em plenário às 12 horas locais (11 horas em Lisboa).

Antes da votação do conjunto do colégio, às 09 horas locais, a presidente eleita da Comissão -- que já foi aprovada pela assembleia europeia em julho, com somente mais nove votos que a maioria necessária -- vai apresentar a sua equipa de comissários indigitados e o respectivo programa, seguindo-se um debate, após o qual cada grupo político reunir-se-á brevemente para decidir o sentido de voto.

O Parlamento elege ou rejeita a Comissão por maioria dos votos expressos, por votação nominal.

Entre os partidos portugueses representados na assembleia europeia, PS, PSD e CDS irão votar favoravelmente, enquanto Bloco de Esquerda e PCP já anunciaram que vão votar contra e o PAN vai abster-se.

O novo executivo comunitário integra a comissária portuguesa Elisa Ferreira, FOTO EPA