Mundo

ONG italiana resgata 100 migrantes à deriva no Mediterrâneo, entre os quais 28 crianças

FOTO Saving Humans/Twitter
FOTO Saving Humans/Twitter

A organização não-governamental (ONG) italiana Meditarrenea Saving Humans anunciou hoje que resgatou uma centena de migrantes, entre os quais 26 mulheres e 28 crianças, enquanto navegavam em condições difíceis no mar Mediterrâneo.

A organização humanitária explicou, através das redes sociais, que efectuou o resgate com o seu navio “Mare Jonio” às 6h35 locais (7h35 em Portugal) e que oito das mulheres estavam grávidas, 22 das crianças eram menores de dez anos e outras seis eram adolescentes.

Essas pessoas estavam à deriva no Mediterrâneo a bordo de uma lancha pneumática “sobrelotada”, que estava a perder ar quando a ONG procedeu ao resgate.

“Todas as pessoas estão a salvo e a bordo connosco. Há casos de hipotermia e alguns deles têm sinais claros de maus tratos e de tortura na Líbia”, sublinhou a Mediterranea Saving Humans.

Ao mesmo tempo, o navio “Eleonore” de outra ONG, a Mission Lifeline, está no Mediterrâneo com 101 migrantes resgatados a bordo, à espera de algum país que autorize a entrada num porto que, neste momento, não pode ser em Itália, visto que o Governo de Roma legislou para evitar que entre, transite ou atraque nas águas territoriais do país.

O Governo alemão disse hoje que esse navio precisa “urgentemente de uma solução” e que o seu país está comprometido em assumir uma parte significativa das pessoas a bordo; enquanto a Comissão Europeia confirmou que está a manter contactos com os Estados membros para coordenar a colocação dessas pessoas.