Mundo

Ingrida Simonyte reconhece derrota nas presidenciais da Lituânia

None

A candidata Ingrida Simonyte reconheceu hoje a sua derrota nas presidenciais da Lituânia e felicitou o economista independente Gitanas Nauseda, apontado como o vencedor quando estavam apurados cerca de 80% dos votos.

“Felicito Gitanas e desejo-lhe sucesso para unir a nação lituana”, disse Simonyte na televisão pública LRT.

Nauseda conseguiu 70,64% dos votos nas eleições de domingo, contra 27,95% da antiga ministra das Finanças, segundo os resultados de 1.521 assembleias de voto, num total de 1.972.

Nas suas primeiras declarações, Nauseda, 55 anos, prometeu reduzir as diferenças entre ricos e pobres, depois de a questão das desigualdades sociais ter dominado a campanha eleitoral.

Segundo dados oficiais, votaram na segunda volta das eleições presidenciais na Lituânia - onde também se realizaram as eleições para o Parlamento Europeu - cerca de 2,4 milhões de eleitores, o que significa uma participação de 53,43%.

Ingrida Simonyte, 44 anos, deputada independente próxima dos conservadores, venceu a primeira volta em 12 de maio por uma pequena margem, com 31,13% dos votos, contra 30,95% para Gitanas Nauseda, mas os analistas admitiam a vitória do economista na segunda volta.

Ambos situados no campo do centro-direita, os dois candidatos defendem a opção “pró-europeia” da Lituânia.

O vencedor sucede a Dalia Grybauskaite, a primeira mulher chefe de Estado no país do Báltico, eleita em 2009 e reeleita em 2014 para um segundo mandato consecutivo, o último nos termos da lei.