Coronavírus Madeira

Madeira prevê vacinar 50 mil pessoas na 1.ª fase

Pfizer dá formação aos profissionais de saúde da Região a 28 de Dezembro

None

A Madeira prevê vacinar 50 mil pessoas na 1.ª fase de vacinação contra a covid-19. O anúncio foi feito há instantes pelo director regional da Saúde, Herberto Jesus, responsável pela apresentação deste plano que irá abranger, nas três primeiras fases, cerca de 200 mil pessoas: 50 mil na primeira, outras 50 mil na segunda e, finalmente, 100 mil na terceira fase.

O responsável indicou ainda que não conseguiu precisar quanto tempo levará a administração da vacina nesta primeira fase, visto que tudo será feito "de forma regrada, criteriosa e de acordo com a disponibilidade de vacinas", sendo que neste último caso a Madeira dependerá da capacidade de produção da Pfizer, farmacêutica que viu a vacina aprovada pela Agência Europeia do Medicamento.

Primeiras 9.750 vacinas chegam à Madeira no início de Janeiro

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que estão "garantidas todas as condições" para a chegada das primeiras 9.750 vacinas contra a covid-19 à região na primeira semana de janeiro.

Herberto Jesus anunciou igualmente quais os grupos prioritários: quem tem mais idade, mais doenças e os que estão na linha da frente do combate à covid-19. "Vamos fazer como toda a Europa", referiu, acrescentando que este "é um plano dinâmico", pelo que no futuro "poderá haver alterações nos grupos prioritários".

Ainda segundo o director regional de Saúde, "tem de haver critério na vacinação" e será "tudo feito" de forma a respeitar a ciência "e sem pressa, estando de acordo com aquilo que será a primeira dose de vacinas". 

O SESARAM é quem vai gerir toda a logística da vacina e a sua administração será nominal. "Será tudo controlado para não perder nada. É esse o grande esforço que terá de ser feito para que tudo corra bem. É um processo extremamente sério", alertou.

"Com segurança e qualidade", Herberto Jesus mencionou ainda que haverá "três ou quatro mecanismos para anunciar a administração da vacina", na Madeira, por mensagem telefónica ou e-mail, e consoante a faixa etária.

Fechar Menu