Mundo

Explosão de bomba no Afeganistão mata família a caminho de um funeral

FOTO Reuters
FOTO Reuters

Dez pessoas da mesma família morreram hoje após a explosão de uma bomba enquanto passavam de carro a caminho de um funeral no leste do Afeganistão, anunciaram autoridades locais.

“As vítimas são cinco homens, duas mulheres e três crianças da mesma família”, indicou o porta-voz do governador da província de Khost, Talib Mangal, à agência de notícias France-Presse (AFP), acrescentando que esta família se dirigia para “a província de Logar para assistir a um funeral”.

A cidade de Khost está localizada a sudeste de Cabul, na fronteira com o Paquistão.

O porta-voz da polícia da província, Adil Haidar, confirmou o incidente e o balanço, enquanto o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi, acrescentou que a bomba foi colocada na berma da estrada pelos talibãs.

Questionados pela AFP, os talibãs não fizeram comentários.

A explosão ocorreu no dia da publicação de um relatório da Unicef que estabelece que, em média, nove crianças foram mortas ou feridas diariamente no Afeganistão, nos primeiros nove meses do ano.

Uma bomba também explodiu hoje em Mazar-i-Sharif, capital da província de Balkh (norte), geralmente considerada mais segura.

O engenho, escondido numa bicicleta, feriu 18 pessoas, incluindo cinco polícias de trânsito, disse o porta-voz da polícia da província, Adil Shah Adil.

No entanto, o director do hospital central de Mazar-i-Sharif, Shafiq Shahiq, indicou que 23 pessoas ficaram feridas.

A situação no Afeganistão continua a deteriorar-se, mesmo quando os Estados Unidos e os talibãs debatem a retirada das tropas americanas do Afeganistão em troca de garantias de segurança dos rebeldes.

No fim de semana passado, vários meios de comunicação americanos informaram que Washington pretende anunciar esta semana a sua intenção de retirar 4.000 dos seus militares do país, onde cerca de 13.000 estão actualmente em operação.

Na sexta-feira, dez afegãos, incluindo quatro mulheres e uma criança, morreram no leste do Afeganistão, após a explosão de uma bomba enquanto passava o seu carro.