Mundo

Dezassete feridos em explosão perto das pirâmides de Gizé no Egito

None

Uma explosão que atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocou 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse.

Um engenho explosivo detonou à passagem do autocarro de turismo provocando 17 feridos, segundo fontes de segurança e médicas, citadas pela France-Presse.

A Associated Press, por seu turno, indica que pelo menos 16 pessoas, incluindo turistas, ficaram feridas na explosão, citando autoridades egípcias que falaram na condição de anonimato por não estarem autorizadas a dar informações aos média.

Segundo a France-Presse, circulam imagens dos locais da explosão nas redes sociais que mostram o autocarro danificado e detritos na estrada.

A agência Efe noticia que o autocarro transportava 25 turistas sul-africanos, alguns dos quais ficaram feridos na explosão de um engenho “não identificado”, não havendo a confirmação de mortos até ao momento.

O Egito tem lutado nos últimos anos contra militantes islâmicos na península do Sinai, numa insurgência que ocasionalmente se espalhou, atingindo a minoria cristã ou turistas.

O ataque ocorre numa altura em que a indústria do turismo, vital para o Egito, está a mostrar sinais de recuperação depois de anos de crise devido à turbulência política e à violência que se seguiu à revolta de 2011, quando o ex-líder Hosni Mubarak foi derrubado.

É o segundo ataque a atingir turistas estrangeiros perto das famosas pirâmides em menos de seis meses.

Em 28 de dezembro, pelo menos quatro pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas após a explosão de uma bomba artesanal que atingiu um autocarro turístico na zona das pirâmides de Gizé, nos arredores do Cairo.