Mundo

Casa Branca acusa Pequim de “tácticas de intimidação” no Mar do Sul da China

None

A Casa Branca acusou Pequim de recorrer a “táticas de intimidação” no Mar do Sul da China, águas ricas em recursos naturais que a República Popular reivindica quase na totalidade.

“A recente intensificação dos esforços da China para dissuadir outros países do Mar do Sul da China de explorarem os seus recursos é preocupante”, escreveu John Bolton, conselheiro para a Segurança Nacional da Casa Branca, na rede social Twitter.

“Os Estados Unidos mantêm-se firmemente ao lado daqueles que se opõem aos comportamentos coercivos e às táticas de intimidação que ameaçam a paz e a segurança regionais”, adiantou.

Argumentando com uma presença mais antiga, a China disputa a vários países da região (Vietname, Filipinas, Malásia, Brunei) ilhas naquela vasta zona marítima, por onde passam importantes rotas comerciais.

Pondo em causa o ‘status quo’, Pequim é acusado de militarizar o Mar do Sul da China, com o envio de navios de guerra e a instalação de postos avançados.

Washington já criticou por diversas vezes as tentativas da China de exercer um domínio crescente naquelas águas. Os comentários de Bolton acontecem em plena guerra comercial entre as duas primeiras potências económicas mundiais.

A China tinha avisado hoje que a instalação pelos Estados Unidos de mísseis de médio alcance na Ásia impulsionará uma corrida às armas, advertindo ainda para “uma escalada de conflitos militares”, após Washington testar no domingo um míssil na costa da na Califórnia.

O lançamento seria ilegal há apenas três semanas, antes de Washington se ter retirado do Tratado de Armas Nucleares de Médio Alcance com a Rússia, que existia desde 1987.