Mundo

Boris Johnson continua pouco otimista sobre acordo com a UE

None

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, declarou ontem, após a cimeira do G7, que não está muito mais otimista sobre a possibilidade de encontrar um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, o ‘Brexit’.

“Não estou muito mais otimista”, disse Johnson após se ter reunido com diferentes dirigentes em Biarritz.

“Vai ser difícil... Há um desacordo profundo”, entre Londres e a União Europeia (UE), reconheceu, numa altura em que as duas partes continuam a mostrar divergências em relação à questão da fronteira irlandesa.

“Qualquer prognóstico que eu faça sobre um acordo (...) depende exclusivamente da vontade dos nossos amigos e parceiros (da UE) de se comprometerem quanto a este ponto crucial, de deixarem cair o ‘backstop’ (dispositivo sobre a Irlanda) e o acordo de saída atual”, disse aos jornalistas o primeiro-ministro britânico.

O dispositivo previsto no tratado sobre o ‘Brexit’ para a fronteira irlandesa, entre a parte da ilha que faz parte do Reino Unido e a República da Irlanda, membro da UE, constitui um dos principais pontos de desacordo entre Londres e Bruxelas.

Até agora, os europeus têm recusado renegociar o acordo alcançado com o anterior governo britânico liderado por Theresa May.

“A bola está no campo britânico. Não conhecemos a novas ideias que têm (para resolver a questão irlandesa), se é que têm”, afirmou no domingo fonte diplomática europeia.