Mundo

Algumas zonas de Caracas sem energia eléctrica desde há três dias

None

Algumas zonas do Distrito Capital apresentam problemas no abastecimento de energia elétrica, pelo terceiro dia consecutivo, enquanto outras regiões na Venezuela registam subidas e descidas no serviço.

“Tivemos que desligar os equipamentos de ecografia porque começaram a falhar e podiam estragar-se. Pedimos desculpa aos utilizadores e as pessoas entendem que mesmo com sistemas de proteção os equipamentos podem avariar-se”, disse à Lusa o empregado de uma clínica.

As oscilações no abastecimento de energia estão a ser sentidas em La Campiña, Sabana Grande, El Bosque (centro-leste de Caracas) e ainda em Oripoto, El Hatillo e Baruta (a sul) e em Sucre (leste).

Em Guarenas e Guatire, através da rede social o Twitter, os utilizadores da Internet dão conta de “zonas comerciais, industriais e escolares paralisadas por falta de eletricidade”.

Terça-feira os apagões afetaram as localidades próximas da capital, Caracas de Las Mercedes, El Peñón, El Cigarral, Prados del Este, Los Naranjos, Macaracuay, La Boyera, Santa Fe e El Solar de El Hatillo e, nalgumas delas, o serviço permanece instável.

Alguns habitantes disseram à agência Lus, temer que mesmo com o racionamento elétrico, e sendo Caracas a cidade “protegida”, possa ficar completamente às escuras em qualquer momento.

Em março e abril passado vários apagões deixaram a Venezuela às escuras ao longo de vários dias.