Madeira

Valor global de projectos POSEUR atinge os 44 milhões de euros no Funchal

Miguel Gouveia rejeita as críticas do vice-presidente do Governo Regional. Autarquia tem 25 projectos submetidos ao POSEUR. 12 já estão concluídos.

Miguel Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal. Foto DR
Miguel Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal. Foto DR

A Câmara Municipal do Funchal submeteu 25 projectos ao POSEUR. 24 já foram aprovados e um, mais recente, encontra-se em análise. Em resposta ao vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, que acusou a autarquia de perder 30 milhões de euros em financiamento, o autarca Miguel Gouveia reitera que o POSEUR tem sido “um dos pilares estratégicos da governação e sustentabilidade” no concelho e, como tal, muito bem aproveitado. E mais: 12 projectos já estão concluídos.

“Estamos a falar de um valor global de projectos de 44 milhões de euros, sendo que destes cerca de 29 milhões são financiamento POSEUR. Esses 29 milhões estão todos no terreno”, continua o presidente da CMF, acrescentando que o atraso em relação a alguns projectos deve-se “precisamente ao atraso em áreas tuteladas pelo vice-presidente do Governo Regional”.

A Câmara, garante Miguel Gouveia, está com “todos os projectos e todos os financiamentos no terreno” e em áreas tão diferentes como a requalificação de redes de fibrocimento, a reflorestação do Parque Ecológico do Funchal, a consolidação de taludes após os incêndios de 2016 e ainda as campanhas de sensibilização ambiental e instalação de ilhas ecológicas.