Madeira

UMa abre novo mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade em 2019/2020

None

A Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira anunciou hoje que irá oferecer, já no próximo ano lectivo 2019/2020, um novo mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade.

Com início previsto para Setembro, o mestrado oferece “a possibilidade do desenvolvimento das competências críticas e analíticas no campo dos estudos literários e culturais”.

“Tendo em consideração o reconhecido valor que as artes e a cultura representam na compreensão das identidades nacionais e regionais, assim como a sua importância nas indústrias e economia criativas, numa era marcada pela globalização, fluxos migratórios e rápida disseminação cultural, este programa de segundo ciclo pretende oferecer uma formação sólida que envolve a interacção entre estudos culturais, estudos literários e artísticos, estudos de género e de intermédia”, refere a UMa.

Para além destes objectivos, o mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade, pretende também dotar os graduados com “competências variadas nas áreas da análise e reflexão, comunicação, edição de textos, investigação, formação, assessoria e consultadoria em instituições culturais, empresas ou na administração pública”.

As áreas cobertas por este mestrado incluem: Debates Contemporâneos, Literatura e Linguagens Artísticas, Métodos e Técnicas de Investigação nas Humanidades, Tendências da Literatura Contemporânea e Literatura e Género. Para finalizar os estudos, há a possibilidade de dissertação, projecto ou estágio.

O mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade foi acreditado pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, por seis anos, período máximo para acreditação de um ciclo de estudos.

Nesta primeira edição serão disponibilizadas 15 vagas.