Madeira

Um padre “naturalmente revolucionário”

José Martins Júnior deu uma entrevista ao DIÁRIO em Abril de 2018

None

“Quando S,Exª.Rev.mª D, Francisco Santana me suspendeu eu já não era deputado. Foi outro o motivo circunstancial: Tendo sido eu convidado para padrinho de um crismando na igreja matriz de Machico, Sua Ex.ª Rev.mª não mo permitiu e até exigiu que eu saísse imediatamente do templo. “Enquanto não saíres, eu não começo a cerimónia. E se não saíres. eu suspendo-te a divinis”. E assim aconteceu.”

O relato é assinado pelo próprio Padre Martins, no seu blogue ‘Senso e Consenso’, num post datado de 3 de Dezembro de 2018, altura em que foi emitido o programa ‘Vidas Suspensa’ na SIC. No mesmo texto recorda que já não era deputado quando foi suspenso e que ao longo dos anos, sempre lutou para que a esta situação fosse revogada.

A verdade é que este é um caso que, ao longo dos anos, mereceu sempre destaque mediático. Na mais recente entrevista ao DIÁRIO, em Abril do ano passado, assumia-se como “naturalmente revolucionário, admitindo que “questionar a ‘desordem estabelecida”, está no seu ADN.

Essa tendência para questionar fez com que fosse primeiro desterrado para o Porto Santo, depois para Moçambique, em plena Guerra do Ultramar. Depois, quando regressou à Madeira, foi para a Ribeira Seca. Estávamos em 1969. “Eu amo este povo e entreguei-me a esta causa. O povo da Ribeira Seca hoje é visto sobre a óptica de um povo revolucionário, mas antes era um povo marginalizado. Se houve povo que viveu o 25 de Abril intensamente foi o povo da Ribeira Seca, porque eles sentiram na pele o que era o regime de colonia. O povo revoltou-se e não era preciso ninguém que o estimulasse. Eles é que me ensinaram a ser revolucionário, a percorrer os caminhos necessários para a sua libertação. Era também a minha classe. A classe proletária, à qual tenho muita honra de dizer que pertenço. Há muita gente do clero, que esquece as suas raízes, mas eu não me esqueci das minhas”, contou na entrevista à jornalista Erica Franco.

Na mesma conversa, dizia que “aqui na Madeira, a Igreja foi uma serventuária do Fascismo. A altura privilegiada para a Igreja prestigiar-se era exactamente no pós 25 de Abril, mas também não aconteceu... Temos aí autênticos aprendizes de feiticeiros da política vigente”, acusou sem dar nomes e acrescentou que “sendo padre também fui político. Mas fui político sempre anti-ditadura, anti-totalitarismo, anti-exploração.”

Nascido em 1938, na Banda D’ Além, em Machico, José Martins Júnior, mais conhecido por Padre Martins, foi pároco, político, professor, capelão na Guerra do Ultramar e uma figura incontornável e controversa no panorama político e religioso da Madeira.

Foi suspenso ‘ad Divinis’ a 27 de Julho de 1977, mas manteve-se na Ribeira Seca, sempre acarinhado pelo povo. Agora, quase 42 anos depois, a suspensão foi levantada por D. Nuno Brás e José Martins Júnior foi nomeado Administrador da ‘sua’ Paróquia.