Madeira

SESARAM organiza II Fórum de Psico-Oncologia em Maio

FOTO: Shutterstock
FOTO: Shutterstock

Promover o debate e a reflexão entre os profissionais de saúde, familiares e doentes oncológicos é o principal objectivo do II Fórum de Psico-Oncologia, uma organização conjunta do Serviço de Psiquiatria, da Unidade de Psicologia e do Serviço de Hemato-Oncologia do SESARAM. Com o título ‘Comunicação em Saúde’, a iniciativa arranca a 23 de Maio na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, e é dirigida a médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, estudantes da área da Sáude, familiares e doentes oncológicos.

O primeiro bloco, ‘Comunicação em Saúde – da necessidade à competência – e os aspectos organizacionais do Serviço e das Equipas’ conta com a moderação de Fernando Aveiro e com a intervenção da psiquiatra do IPO do Porto, Susana Sousa Almeida. A segunda parte, ‘Cuidar de Si e do Outro – Necessidades e Estratégias Protectoras’, é moderada pelo psicólogo Carlos Mendonça e a apresentaçãoda psicóloga do IPO de Lisboa, Cristina Nave.

Já depois do almoço, serão abordados os temas: ‘Co-responsabilidade; Alerta às famílias para a importância de dar espaço ao familiar/doente; Foco (para doente, família a até profissionais) no acompanhar e estar presente mais do que na cura ou desfecho da situação de doença’. Depois, há ainda uma mesa de debate moderada pela médica Eduarda Freitas e convidados ainda a confirmar. Para fechar o primeiro dia do fórum, o último bloco é dirigido por Marla Vieira sob o título ‘Partilhas da Vida’.

No dia seguinte, 24 de Maio, a iniciativa continua com o worskhop ‘Comunicação de Más Notícias’ pensado para profissionais do Serviço de Hemato-Oncologia. A entrada é livre, mediante inscrição prévia

No dia seguinte, a 24 de Maio, está marcado o workshop ‘Comunicação de Más Notícias’, dirigido a profissionais do Serviço de Hemato-Oncologia e que tem lugar no Centro de Formação da mesma entidade hospitalar. Para esta iniciativa, as inscrições são limitadas.

Para inscrever-se clique aqui.