SESARAM assinala Dia Mundial da Saúde Mental

10 Out 2019 / 19:03 H.

O Serviço de Saúde da RAM (SESARAM) associa-se às comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado esta quinta-feira, dando a conhecer a equipa que diariamente presta cuidados na área da saúde mental.

Actualmente o SESARAM conta com cinco médicos psiquiatras e, pontualmente, com a colaboração de mais dois psiquiatras ao abrigo de um protocolo existente.

Conta ainda com 4 pedopsiquiatras, 76 enfermeiros especialistas na área da saúde mental (29 nos cuidados de saúde primários e 47 nos cuidados hospitalares), 61 psicólogos (17 nos cuidados de saúde hospitalares e 44 nos cuidados de saúde primários), 28 assistentes sociais (15 na área hospitalar e 11 nos cuidados de saúde primários), assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Para além destes, há que destacar o importante papel dos 146 médicos de família, com formação na área, que têm revelado uma atitude proactiva na identificação de situações e modos de actuação efectivos na área da saúde mental, possibilitando uma resposta integrada.

O Dia Mundial da Saúde Mental, criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health), é celebrado mundialmente no dia 10 de outubro.

Este ano, sob o mote a Prevenção do Suicídio, esta iniciativa visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objectivos deste dia.

Outras Notícias