Madeira

Semana arranca na Madeira com sol, nuvens e radiação ultravioleta no máximo

None

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para esta segunda-feira, 22 de Julho, na ilha da Madeira, períodos de céu muito nublado na costa Norte e sol nas vertentes sul da Região.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, aumentando, por vezes, de intensidade nas terras altas, podendo atingir os 40 km/h.

A Madeira, assim como o resto do país, apresenta hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), sendo necessário algumas precauções durante a exposição solar, como a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar, evitando ainda a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Estado do mar

Costa Norte: Ondas de nordeste com 1 a 1,5 metros.

Costa Sul: Ondas inferiores a 1 metro.

Temperatura da água do mar: 22ºC