Madeira

Selos ensinam os alunos a perceber como os pais e avós comunicavam

None Ver Galeria

Selos enquanto símbolos culturais, sociais e da história da comunicação. Assim se pode resumir a ideia transmitida por Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, na entrega de prémios do concurso de desenho, destinado a crianças com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos, no âmbito da exposição ‘Selos Portugueses de Além-Mar’, promovida pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

“Esta geração tem outras oportunidades, uma disponibilidade diferente e outro tipo de acesso a meios de comunicação. Dispensam um conjunto de rituais e práticas que estavam associadas à comunicação e de que os selos são um fiel retrato. Esta exposição traz essa componente histórica para o presente e ‘ensina’ os nossos alunos a perceber como os pais e os avós comunicavam”, sublinhou o secretário regional de Educação, elogiando os estudantes pela coragem de expressarem as suas emoções no papel. “Nem sempre é fácil tornarmos públicas as nossas percepções e sentimentos”, enfatizou.

O presidente do Conselho de Administração da ANACOM reiterou a vontade da empresa em garantir a qualidade das comunicações entre a Região e o mundo. “A responsabilidade pela Educação é de todos nós, de contribuirmos para uma boa formação das novas gerações e, nesse contexto, importa que haja uma boa cobertura das comunicações, nomeadamente de acesso à internet, instrumento importante para a aquisição de conhecimento”, preconizou João Cadete Matos.

O concurso da ANACOM desafiou os alunos a visitarem a exposição ‘Selos Portugueses de Além-Mar’, patente até 15 de Maio, e a desenharem o selo de que mais gostaram. Uma forma de os sensibilizar para o valor do selo como forma de expressão artística que conta histórias e transmite cultura.

Os vencedores, José Rafael Nóbrega de Jesus (escalão 6 aos 9 anos) e Vitória Gaspar Pestana (escalão 10-12 anos), receberam um tablet, enquanto que os 2.º e 3.º classificados receberam máquinas fotográficas Instax. Foram ainda atribuídas três menções honrosas.