Madeira

Sara Cerdas quer facilitar acesso dos alunos da UMa aos programas europeus

None

A candidata do Partido Socialista-Madeira ao Parlamento Europeu, Sara Cerdas, esteve reunida, esta manhã, com a Associação Académica da Universidade da Madeira (UMa), onde abordou “a dificuldade em aceder aos programas e projectos da União Europeia, essencialmente devido à burocracia”.

O encontro contou também com a presença do presidente e vários elementos da Juventude Socialista-Madeira,

“Serão temas a que daremos uma especial atenção na próxima legislatura, para facilitar o acesso e a candidatura a estes programas”, assegurou a candidata, lembrando que a Associação Académica desenvolve programas e projectos não apenas para os seus estudantes, mas também para a sociedade em geral.

“Importa termos uma ponte de comunicação privilegiada com a geração mais jovem”, afirmou. “Eles precisam destes fundos europeus e é importante que esta ponte se mantenha e se construa”, vincou, salientando também a importância de contar com a participação da Associação Académica no desenvolvimento do trabalho legislativo do Parlamento Europeu que esteja relacionado com estas áreas.

No que toca a projectos concretos, Sara Cerdas apontou o Programa Erasmus +, mas, por outro lado, deu conta de um programa de investigação que visava perceber o porquê do abandono escolar no ensino superior, o qual não foi aceite essencialmente devido a questões burocráticas.

A um outro nível, a candidata às eleições europeias considerou ser essencial a criação de uma rede de parcerias entre universidades das regiões ultraperiféricas. “Deram-nos exemplos que não conseguem por vezes candidatar-se porque precisam de parceiros internacionais”, referiu, acrescentando que as redes das universidades ultraperiféricas podem ajudar a ultrapassar este problema.

Sara Cerdas garantiu ainda que irá dar especial atenção aos problemas do ensino superior, frisando que “a educação e a qualificação são bandeiras desta campanha e do trabalho que nós queremos desenvolver na União Europeia”.