Madeira

Rastreio ao cancro da pele no SESARAM detectou 15 casos

Foram observadas 117 pessoas, por dermatologistas da ‘casa’ e da medicina convencionada

A equipa de dermatologistas que participou no rastreio, com a directora clínica do SESARAM. Ver Galeria
A equipa de dermatologistas que participou no rastreio, com a directora clínica do SESARAM.

O SESARAM assinalou, hoje, o Dia Mundial de Prevenção do Cancro de Pele / Euromelanoma, como habitualmente, através da realização de um rastreio, organizado pelo Serviço de Dermatologia. A acção decorreu, uma vez mais, no hospital dos Marmeleiros e possibilitou a observação de 117 doentes.

Desses, 15 tinham cancro de pele, mas “de um tipo perfeitamente curável com o tratamento adequado”, revelou ao DIÁRIO a directora de Serviço, Anabela Faria. A médica reforçou que a taxa de cura do tipo de casos detectados é de praticamente 100%.

Agora os doentes em causa vão ser encaminhados para as consultas do hospital de forma a começarem, o mais rápido possível, os devidos tratamentos.

Não foram, ao contrário do que já aconteceu, em anos anteriores, detectados casos graves. Apenas situações que os dermatologistas encontram no dia-a-dia da profissão.

Os dermatologistas do SESARAM tiveram a colaboração, na realização do rastreio, de um conjunto de colegas que trabalham na medicina convencionada da Região.

Anabela Faria fez questão de “agradecer publicamente, à directora clínica, pela forma como acarinhou a iniciativa do Serviço de Dermatologia”. Regina Rodrigues foi aos Marmeleiros.