Madeira

Jovens debatem crise na Venezuela na 1.ª simulação da ONU no Funchal

FOTO Facebook LisboMUN Association
FOTO Facebook LisboMUN Association

O Funchal prepara-se para receber, a 17 de Dezembro, a primeira actividade do ‘Model of United Nations’, a decorrer na Região Autónoma da Madeira.

A actividade decorrerá na Sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal e terá como tema ‘A crise na Venezuela e o combate à pobreza’, um tema actual e bastante próximo da população madeirense.

Esta iniciativa surge em parceria com a LisboMUN Association, uma associação portuguesa sem fins lucrativos, fundada em 2016 por uma estudante estrangeira em Portugal, dedicada a promover uma cultura de MUN e a discussão da agenda internacional no nosso país.

Um MUN (sigla em inglês para ‘Model United Nations’) é uma simulação da Organização das Nações Unidas e dos seus variados órgãos, conselhos e comités. Nestas simulações, jovens estudantes discutem diversas matérias da agenda internacional personificando delegados dos Estados membros da ONU. Neste MUN Debate, em concreto, o objectivo é que os jovens consigam encontrar entre si medidas para combater a pobreza na Venezuela.

Assim, nesta actividade, apoiada por várias entidades regionais e nacionais, irão participar várias instituições de ensino da RAM, entre as quais: a Escola Secundária Jaime Moniz, a Escola Secundária de Francisco Franco, a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, a Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, a Escola Básica e Secundária João Gonçalves Zarco e a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol. Ao todo são mais de sessenta alunos como delegados (representantes de um país).

No que diz respeito à equipa, o projecto tem como Secretário-Geral Bernardo Flôr Rodrigues, como Vice Secretária-Geral Inês Costa Gouveia e como moderadores Ulrica Lowndes Marques (Head Chair) e Francisco Oriol Pena (Co chair).