Madeira

Governo introduz secundário nos Polos Comunitários da IHM

None

A sessão de abertura aconteceu esta manhã no polo comunitário da Ribeira Grande, em Santo António. Na ocasião, a presidente da IHM enalteceu a parceria de continuidade e de sucesso com a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro.

Vânia Jesus recordou que o Governo Regional, através da IHM, para além da gestão do parque habitacional, apostou na inclusão social, o que “tem permitido desenvolver um conjunto de projectos comunitários nos bairros, criando uma maior proximidade com quem vive nos conjuntos habitacionais, ajudando-os a desenvolver competências pessoais”.

O projecto ‘Escola no Bairro’ é um bom exemplo disso, permitindo aos moradores dos bairros que concluam os níveis de escolaridade do Ensino Básico e Secundário.

Nuno Jardim, professor da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, por seu turno, agradeceu aos parceiros a confiança na escola e confessou a satisfação pelo que fazem nestes bairros a nível de educação e formação. “A vinda aos bairros é um dia a dia que corre bem, há uma boa relação com as pessoas, por isso acabamos os cursos sempre com muita gente”, avançou acrescentando que acreditam na formação e que as pessoas formadas são mais felizes.

Por seu turno, o vice-presidente da Associação de Desenvolvimento de Santo António (ASA), Marcelo Gouveia, cuja entidade tem uma parceria com a IHM para o desenvolvimento do polo comunitário da Ribeira Grande, recordou que o mercado de trabalho está difícil e que a população deve aproveitar estas ferramentas disponibilizadas pelo Governo Regional para aprofundarem conhecimentos. “Hoje em dia é importante que cada um aposte em si”, salientou

Neste ano lectivo, no Polo Comunitário da Ribeira Grande, na freguesia de Santo António, haverá cursos EFA - B3 (7º, 8º e 9º ano de escolaridade), com uma turma de continuidade que realizou o B2 (11 alunos), Nível Secundário (10º, 11º e 12º de escolaridade) e uma turma de iniciação (23 alunos).

No Polo Comunitário da Nazaré haverá também Nível Secundário (10º, 11º e 12º de escolaridade), com uma turma de iniciação (26 alunos).

A abertura do ano lectivo no polo da Nazaré acontece amanhã, dia 17 de setembro, às 10h30.