Madeira

“Funcionários sem ordenados e presidente da CMF a passear em Jersey”

As acusações são do vereador do PSD na CMF, Jorge Vale Fernandes

None

“Vários funcionários da Frente Mar continuam sem receber o seu devido e justo salário. Apesar desta situação gravíssima, o presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) – o principal responsável por aquela empresa municipal –, ausentou-se da Região para passear em Jersey”.

A denúncia partiu dos vereadores e dos deputados municipais do PSD na Autarquia do Funchal, durante a conferência de imprensa que decorreu este domingo, nos Jardins do Lido.

As primeiras palavras de Jorge Vale Fernandes foram de solidariedade para com os funcionários da autarquia, lamentando o sucedido e reconhecendo as dificuldades que o não recebimento do salário lhes acarreta.

“Foi preciso chegar ao ponto de ter uma gestão socialista na Câmara Municipal do Funchal para que os salários deixassem de ser pagos”, criticou o social-democrata, realçando que “não é a primeira vez que o senhor presidente da Câmara esquece, pura e simplesmente, os funcionários da autarquia, os seus mais directos colaboradores”.

O vereador do PSD na CMF apontou igualmente o contínuo acumular de problemas financeiros que a Frente Mar tem atravessado ano após ano. “Apesar daquela empresa municipal ter recebido o negócio dos parquímetros em 2014, que gera receitas anuais de 1,3 milhões, registou prejuízos em 2016 (312 mil euros) e em 2017 (330 mil euros), e neste momento tem um capital negativo de quase meio milhão de euros, ou seja, está em falência técnica”, referiu.

“A isto acresce o caso da Frente Mar ter sido obrigada a pagar uma indemnização de 344 mil euros a um funcionário, que a Frente Mar rejeitou integrar nos seus quadros, e, ainda, o processo de execução fiscal, por incumprimento das obrigações fiscais relacionadas com o IVA, no valor de 110 mil euros”.

A situação deriva, a seu ver, da “má gestão” do presidente da CMF, “cujo culminar é a falta de pagamento dos vencimentos aos colaboradores da Frente Mar”.