Madeira

Funchal recebe III Jornadas de Educação do SIPE no dia 13

SIPE debate papel da escola, da família e da comunidade no sucesso educativo dos alunos

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‘Escola, Família e Comunidade: Papéis e Impactos no Sucesso Educativo dos Alunos’ é o tema das III jornadas de Educação do SIPE – Sindicato Independente de Professores e Educadores, que decorrerá no Hotel Four Views Monumental, no Funchal, a partir das 9 horas do próximo sábado, dia 13.

Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Paulo Cafôfo, presidente da Câmara Municipal do Funchal, e o antigo ministro da Justiça e professor universitário Álvaro Laborinho Lúcio, são alguns dos oradores convidados desta iniciativa, que pretende debater a importância do papel da educação na comunidade e a responsabilidade daqueles que desempenham funções docentes, tutelares, familiares e sociais no sucesso dos alunos.

“Face a uma sociedade em constante transformação, é necessário criar espaços de reflexão sobre os desafios das instituições educativas tradicionais, escola e família”, considera Paulo Santos, coordenador regional do SIPE, citado em nota de imprensa.

“A educação carece do diálogo entre estas duas instituições, bem como da busca de pontos de convergência em prol das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, da construção de uma comunidade mais profícua, mais social e atenta à realidade circundante”, acrescenta o dirigente do SIPE Madeira.

Em debate estarão temas como ‘A educação e a escola, entre a família e a comunidade’, por Álvaro Laborinho Lúcio; ‘Escola, família e comunidade em prol do sucesso: um sentido comum?’, com o contributo da vice-presidente da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Ana Cristina Duarte; ‘Compreender e explorar com jovens constrangimentos e possibilidades outras na educação: Lugares da escola, família e comunidade’, com a intervenção de Eunice Macedo, docente da Universidade do Porto e vice-presidente do Instituto Paulo Freire de Portugal; ‘É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança’, por Rómulo Neves, docente e presidente da APPI – Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Madeira; e ‘A pressão parental e social no desempenho escolar das crianças e jovens’, a partir da intervenção de Ana Raquel Teixeira, psicopedagoga do Centro de Saúde do Bom Jesus, Funchal.

Júlia Azevedo, presidente do SIPE, considera que “é essencial promover a articulação perfeita entre o aluno, a sua família e a escola, bem como destas com a comunidade onde estão inseridas, não só pelo contributo educativo, mas muitas vezes como resposta em matéria de responsabilidade social, que só desta forma pode ter resultados positivos”. A presidente recorda ainda que “há várias situações que ocorrem no seio familiar do aluno ou na sua comunidade, que influenciam não só o seu aproveitamento escolar como a sua interação com colegas e professores, da mesma forma que há episódios que surgem em contexto escolar que vão ter impacto junto da sua família ou comunidade, quer seja a curto, médio ou longo prazo. A solução passa por tornar o mais natural possível a articulação entre estas componentes da vida do aluno”.

Para o SIPE é indissociável a ligação entre a escola e a família enquanto garantia de exercício das funções e tarefas que a sociedade actual demanda. O sindicato considera que esta conexão determina a corresponsabilização de todos os elementos no sucesso ou fracasso da consecução das metas educativas e o estabelecimento do sentido de pertença a uma comunidade educativa

O SIPE e os seus dirigentes defendem que o ensino necessita de membros activos que procurem a melhoria das condições da escolas, em todos os sentidos, possibilitando o desenvolvimento dos alunos, das suas aprendizagens e a sua preparação e adaptação à vida adulta.

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