Madeira

Funchal realizou ‘Assembleia Municipal Jovem’ e vai beneficiar Canil da Vasco Gil

Alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico aprovaram proposta apresentada pelo Colégio dos Salesianos do Funchal, para investir 10 mil euros naquela infraestrutura

Fotos CMF/André Gonçalves Ver Galeria
Fotos CMF/André Gonçalves

A Câmara Municipal do Funchal realizou ontem, pelo terceiro ano consecutivo, a sessão anual da sua Assembleia Municipal Jovem, que foi criada pelo actual Executivo em 2015, com o intuito de permitir que os jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico pudessem apresentar propostas para a cidade, que fossem desenvolvidas nas respetivas escolas ao longo do ano.

Desde o ano passado, a Assembleia Municipal Jovem tornou-se deliberativa e passou a contar com um orçamento próprio de 10 mil euros, no sentido de executar a proposta vencedora. Este ano, a honra coube ao projeto “Vamos Ajudar o Canil Vasco Gil”, apresentado pelo Colégio dos Salesianos do Funchal.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cafôfo, fez a abertura da Assembleia, congratulando-se pela afirmação de uma iniciativa como esta e enaltecendo “a importância da participação política e de uma cidadania ativa desde a juventude.” A todos os jovens presentes, o Presidente reiterou “que é fundamental ter opinião e ter uma voz, e que ser políticos não é mais do que influenciar o meio onde vivemos e contribuir para melhorá-lo”, pelo que agradeceu, em nome da Autarquia, todas as propostas apresentadas, considerando que “estes contributos para a cidade serão muito valorizados.”

A proposta “Vamos Ajudar o Canil Vasco Gil”, apresentada pelo Colégio dos Salesianos do Funchal, vai utilizar o orçamento disponível para proporcionar diversos melhoramentos nas instalações do Canil Municipal, nomeadamente ao nível das infraestruturas existentes, o que será complementado pelo suporte a ações de voluntariado e sensibilização, com vista à aquisição de bens recorrentes e imprescindíveis, no âmbito da alimentação, desparasitação e vacinação. Os alunos que foram autores da proposta fizeram um diagnóstico ao Canil, negociaram eles próprios orçamentos e propuseram diversas melhorias para o bem-estar dos animais acolhidos, ficando atestada a importância da Causa Animal para os mais novos.

A Assembleia Municipal Jovem do Funchal funciona exatamente no mesmo modelo de uma Assembleia Municipal normal, contando com a presença do Presidente da Câmara, do Presidente da Assembleia e de todos os Vereadores. Os deputados são, neste caso, os representantes dos cinco estabelecimentos de ensino envolvidos no projeto, que frequentem o 3º ciclo do Ensino Básico (dos 12 aos 16 anos): Colégio dos Salesianos do Funchal, Externato da Apresentação de Maria, Colégio de Santa Teresinha, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia e Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva.

As restantes propostas apresentadas ontem foram um Laboratório de Robótica, um projeto de Inclusão Social para a população sénior e um projeto de Toponímia orientado para os mais jovens.