Madeira

Empresas da Madeira continuam a ter os piores prazos de pagamento

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

As empresas da madeira são as piores do país no que toca aos prazos de pagamento de fornecedores, sendo que apenas 11,7%, basicamente quase 12 em cada 100, conseguem cumprir os prazos estipulados nos contratos. Já era assim no ano passado, continuou a ser assim durante 2019, ainda que com uma melhoria de 0,3 pontos percentuais.

Esta informação consta do ‘Barómetro de Pagamentos’ da Informa D&B, “líder no mercado de informação para negócios” e parceira no projecto 500 Maiores Empresas da Madeira, na qual noticiou que “Portugal afasta-se cada vez mais da média europeia”, uma vez que “apenas 14,5% das empresas cumpriu os prazos de pagamento em 2019”, ou seja 14 empresas portuguesas em cada 100 pagaram nos prazos acordados, significando que “este indicador manteve-se muito baixo durante o ano” passado, “sendo transversal a todas as regiões do país e sectores de actividade”.

Contudo, um olhar mais atento, mostra que as empresas da Madeira não só estão abaixo da média nacional no que toca à percentagem de cumpridores, como são as que demoram, em média, mais tempo a regularizar as contas, 34,2 dias, sendo a única das sete regiões (inclui Área Metropolitana de Lisboa, Norte, Algarve, Centro, Alentejo e Açores, além da Madeira) que ultrapassa a ‘barreira’ de um mês.

Curiosamente, a região que está mais perto desta demora a pagar aos fornecedores é a mais rica e economicamente mais dinâmica e forte, Lisboa, com 28,1 dias de atraso e apenas 15,4% de cumpridoras. O Centro tem as empresas mais cumpridoras, com 18,0%, seguindo-se o Algarve (17,3%), o Norte (16,3%), os Açores (16,0%) e ainda o Alentejo (15,8%). Na comparação entre um ano e outro, é também de realçar que as empresas madeirenses, apesar da melhoria, não acompanharam o ‘passo’ das empresas das outras regiões, que tiveram melhorias no pagamento entre 2,6 pontos percentuais (Norte) e 3,7 p.p (Alentejo).

Refira-se ainda outra nota de realce: é em dois meses do Verão que a percentagem de empresas cumpridoras é menor, Julho e Agosto, com 10,7% e 10,6% respectivamente, seguindo-se Outubro e Novembro, com 11,1% e 11,6%, respectivamente, mas ainda assim abaixo da média regional anual. O mês com mais cumpridores, é o actual, Fevereiro, em que no ano passado ascendeu a 12,6%.

Em termos nacionais, a “análise mensal ao ano de 2019, a percentagem de empresas que cumpre os prazos de pagamento oscilou entre os 13,9%, registados em Fevereiro e Março, e os 16,4% de Dezembro, tendo resultado numa média anual de apenas 14,5% de empresas cumpridoras”, frisa a Informa D&B. E acrescenta: “No entanto, cerca de dois terços das empresas pagam com um atraso até 30 dias e 7,2% paga com atrasos superiores a 90 dias. A média de atrasos foi de 26 dias em 2019”.

O Barómetro de Pagamentos, divulgado na semana passada, abrange “entidades empresariais públicas e privadas com índice de pagamentos disponível. O Índice de Pagamento ou Paydex®: Indicador estatístico desenvolvido pela D&B, que permite conhecer o número médio de dias de pagamento para além dos prazos acordados com os fornecedores”, esclarece.