Madeira

Acaporama sensibiliza porto-santenses para benefícios de apoios comunitários

None

A Acaporama realizou, esta tarde, na casa do Povo do Porto Santo, uma acção de sensibilização inserida no programa LIDER (apoio comunitário), que serve para o desenvolvimento rural e local.

Sérgio Oliveira, presidente da Acaporama, deu mais pormenores sobre esta acção na ilha dourada, dizendo que “nós temos algumas medidas mediante o programa 19.2 e também 19.3, que tem a ver com cooperação para desenvolver projectos no âmbito do desenvolvimento local”.

Esta acção de sensibilização na ilha dourada, realizada na Casa do Povo, “teve em vista esclarecer e divulgar essas mesmas medidas para que os beneficiados dos diferentes parceiros no Porto Santo possam apresentar as suas candidaturas”.

“Lançamos algumas ideias e sugestões para que os porto-santenses possam aproveitar estes fundos da comunidade europeia”, disse o Sérgio Oliveira.

Com intuito de ir mais a fundo nos programas e perceber melhor os mesmos, o presidente da Acaporama disse que “nós, neste momento, gerimos três medidas, a 19.21 e 22 e 23, aquelas que foram apresentadas aqui no Porto Santo”.

A primeira medida pode ser dada “no apoio à agricultura”, no entanto, não é “específico para os agricultores, mas sim relacionado, por exemplo, com situações tradicionais da ilha, projectos ou ideias que se possam desenvolver aqui, quer no âmbito agrícola, quer no aproveitamento da agricultura e que possam ser desenvolvidos e comercializados ao serviço da comunidade”, disse o presidente do organismo regional.

A outra medida, disse Sérgio Oliveira, “tem a ver com a cooperação, ou seja, entidades locais (mais do que uma), que possam juntar e desenvolver um ou vários projectos em conjunto com parceiros locais ou mesmo com parceiros da Madeira, mas que tenham um objectivo comum para desenvolver, por exemplo, a vinha, o vinho ou mesmo o Palmito”.