Madeira

Abertas candidaturas para Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Universidade de Madeira

As candidaturas decorrem até ao dia 1 de Setembro.

None

Está a decorrer até 1 de Setembro, na Universidade da Madeira (UMa), a primeira fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), exclusivamente através do endereço https://candidaturas.uma.pt.

São 195 vagas disponíveis para o próximo ano lectivo, distribuídas pelos CTeSP em Agricultura Biológica, Contabilidade e Fiscalidade, Cozinha e Produção Alimentar, Gestão Energética e Ambiental, Guias da Natureza, Reabilitação Energética e Conservação de Edifícios, Redes e Sistemas Informáticos, Sistemas Eletrónicos e Instalações Elétricas, e Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.

Aos CTeSP podem candidatar-se os detentores de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, assim como os estudantes que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa.

Podem igualmente candidatar-se os detentores de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Os CTeSP são formações superiores não conferentes de grau ministradas pelo sistema de Ensino Superior Politécnico, com a duração de dois anos, a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).

Os planos de formação integram componentes de formação geral e científica, técnica, e em contexto de trabalho (estágio), tendo esta última a duração de um semestre e assegurada através das relações existentes entre a UMa e o tecido empresarial da Região Autónoma da Madeira.

A conclusão de um CTeSP confere qualificação profissional de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida e nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Os titulares destes cursos podem também ingressar nas licenciaturas da UMa, através de concurso especial de acesso.