Um milhão de pessoas na Madeira

Um título (que li recentemente no Diário de Notícias) que tanto pode ter de bom, como de alarmante, dizia: “Número de estrangeiros mais do que duplicou em quatro anos na Madeira”.

Perante isto, que tenho dito eu já desde há 1 ano ou mais nos comentários do dnotícias.pt online: “1 milhão de pessoas na Madeira, daqui a meia dúzia de anos´“, ao contrário do que as estatísticas posteriores do Centro de Estatística da Madeira apontam, e que dizem que a população vai decair para metade... O número de nativos pode até decair, mas, a população geral pode bem quadriplicarrr!!! E quando digo “meia dúzia de anos”, podem ser 7, como podem ser 5...

Agora, com este cenário pela frente, qual a estratégia regional Socio-Económica para esta súbita explosão demográfica?! É que brevemente, os naturais da terra poderão ser 10x menos do que as pessoas de fora... Pensem sobre isto! As necessidades e a pressão sobre todo o sistema social será enorme... O tempo para começar a fazer alguma coisa é hoje, agora...!

Há uma coisa na matemática que se chama “exponenciação”, que muita gente não percebe, e para o próprio cérebro é também difícil interiorizar estas contas, mas, aconteceu com a Covid, está acontecendo com a IA e... também com a população Mundial! Parece que nada está a acontecer, mas depois o crescimento é tão grande, que cada vez mais torna-se difícil acompanhar os números.

“Nenhuma ilha é uma ilha” - frase minha - fazendo alusão à frase “nenhum homem é uma ilha”! Portanto, o crescimento demográfico da ilha da Madeira, não depende apenas do crescimento da própria população da ilha, mas do crescimento da população mundial... E a população mundial está se multiplicando, aos milhões...

Duarte De Sousa Melim