Psicólogo Júlio Pereira alerta para os perigos do isolamento social
Júlio Pereira diz que as relações precisam de contacto humano. Defende a mediação entre as redes e as actividades de exterior
Aproveitando a temática do Dia Mundial da Rádio, com uma emissão especial da TSF-Madeira na Placa Central, a ES Francisco Franco encerrou, esta sexta-feira, o ciclo de intervenções com uma entrevista ao Dr. Júlio Pereira, psicólogo.
As comemorações do Dia Mundial da Rádio – 2026 têm como tema proposto pela UNESCO ‘A Rádio e a Inteligência Artificial’, desafiando escolas e profissionais da comunicação a reflectirem sobre o impacto das novas tecnologias no presente e no futuro da rádio.
O especialista deixa alerta para as tomadas de decisão baseadas em pesquisas e informações de inteligência artificial. "É perigoso. Temos de pegar na informação e saber analisá-la".
Júlio Pereira diz que as tecnologias de informação e a inteligência artificial são importantes, mas é preciso um equilíbrio entre actividades de exterior e as relações com as pessoas. O contacto humano não pode ser prescindido por actividades apenas online.