Assuntos diversos

No DN de 20 de agosto de 2025, página 6, em Município, com o título: “200 mil euros em apoios sociais para 1.250 famílias do Funchal”; estando na coluna do meio, o seguinte:

“Câmara aprova hoje pacote de ajudas à educação, habitação, saúde e natalidade”.

É de louvar a atitude da C. M. F., pela sua preocupação, às carências de grande parte da população, do Concelho do Funchal; visto grande parte das famílias do Concelho do Funchal, não terem os ordenados suficientes, para pagarem as rendas elevadas; e, também, o custo de vida exorbitante.

No mesmo DN, página 25, com o título em parangona: “A taxa de inflação na Madeira é mais elevada?”.

O facto da taxa ser mais elevada; é que todo o consumidor, no Arquipélago da Madeira, está a pagar 30% do IVA a mais, em todos os escalões, que em Portugal Continental. Por que o Dr. Alberto João Cardoso Jardim, quando Presidente do Governo Regional da Madeira, deixou-nos uma dívida fabulosa, estando todos/as pessoas madeirenses a pagarem a fabulosa dívida.

E, na página 29, do mesmo DN, com o título: “O Mundo vive uma mentira coletiva”; do articulista, Sr. Juvenal Rodrigues; estando no último parágrafo, o seguinte: “Já disse e repito, enquanto o dinheiro e os lobby forem mais forte do que a democracia (poder para o povo) o Mundo viverá numa perigosa mentira e caminha para o colapso”.

Indubitavelmente, o Poder a nível Global, está nas mãos dos grandes magnatas, e nas Sociedades Anónimas; que são os que, presentemente, dominam as pessoas: trabalhador/ras; empregados/as; advogados/as; Bancos e Governos.

Salvador Allende, disse: “O mundo estaria salvo se os homens de bem tivessem a mesma ousadia dos canalhas”.

Leonardo Boff, diz: “Deus não castiga ninguém com fome. Quem castiga é um sistema económico que idolatra o lucro e crucifica os pobres”.

José Fagundes