DNOTICIAS.PT
Casos do dia

Ouro 'recuperado' continua desaparecido para a PSP

Apesar dos rumores, a polícia não tem qualquer informação de que o ouro das saloias do Porto Moniz tenha sido recuperado

None

Continua o mistério em torno do furto do ouro das saloias, pertencente à paróquia da freguesia do Porto Moniz. Apesar dos rumores que dão como certo o reaparecimento das peças, a Polícia de Segurança Pública (PSP) garante que nada lhe foi comunicado e que não dispõe de qualquer dado novo sobre o paradeiro do ouro. Para a PSP, o ouro continua desaparecido e o caso em aberto.

O subintendente Fábio Castro, da PSP Madeira, foi claro nas declarações prestadas ao DIÁRIO. "Não temos conhecimento de nenhuma recuperação de ouro. Nenhuma. Nada foi comunicado à Polícia", afirmou, sublinhando que a investigação continua no mesmo ponto onde estava.

O responsável esclareceu ainda que, até ao momento, não foi reportado qualquer novo desenvolvimento relacionado com o caso. "Da parte da PSP, não há qualquer confirmação. Zero. Nada", frisou, acrescentando que nem mesmo o proprietário directo das peças, neste caso, a paróquia, foi informada de qualquer aparecimento das peças. "Confirmamos junto do responsável paroquial que seria, naturalmente, o mais interessado em que o ouro aparecesse, e também a ele nada foi reportado."

Assim, estas declarações contrastam com a informação obtida pelo DIÁRIO junto de fonte próxima do processo, segundo a qual afirmou que as peças, de grande valor simbólico e religioso, teriam sido encontradas na freguesia dos Canhas, no concelho da Ponta do Sol. Segundo essa versão, o ouro estaria depositado sobre um muro e já teria sido recolhido para devolução à paróquia de Santa, no Porto Moniz.

Contudo, agora sabe-se que a PSP não foi informada nem envolvida nessa eventual operação de recuperação.

Ouro das saloias do Porto Moniz recuperado

Peças valiosas foram encontradas sobre um muro na freguesia dos Canhas

O furto, que terá ocorrido antes do dia 15 de Maio, gerou profunda consternação entre os fiéis da freguesia nortenha e na própria Diocese do Funchal. O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, manifestou-se publicamente sobre o sucedido, sublinhando a gravidade do acto e defendendo que os responsáveis devem ser identificados e levados à justiça.

Ouro e queixas eleitorais agitam manhã na Santa

Na freguesia da Santa, no concelho do Porto Moniz, o dia de eleições legislativas regionais amanheceu com mais conversa sobre o desaparecimento do ouro das coroas das Saloias do que propriamente sobre programas partidários. O episódio, que envolveu peças simbólicas usadas pelas crianças nas visitas do Espírito Santo, continua a alimentar murmúrios e indignação entre a população, num misto de incredulidade e resignação. O caso está sob investigação policial e, apesar do silêncio do pároco, o Bispo do Funchal já confirmou a perda do valioso espólio, sublinhando que espera que os bens possam ser recuperados.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo