DNOTICIAS.PT
País

Polícia Judiciária detém homem procurado na Bélgica por burla qualificada

None
Foto Lusa

Um homem procurado pelas autoridades judiciárias belgas por fortes suspeitas da prática de crimes de burla qualificada e por ter lesado milhares de pessoas em todo o mundo foi detido pela PJ na zona de Cascais, foi hoje anunciado.

Segundo a Polícia Judiciária (PJ), o suspeito, sobre o qual pendia um mandado de detenção europeu, desenvolveu um esquema em pirâmide no qual "prometia aos clientes rendimentos mensais garantidos, tendo estes, para o efeito que realizar inicialmente um pagamento mínimo e recrutar novos membros para o 'negócio'",

"Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2018 o suspeito, através de uma empresa, na qual era diretor executivo, e que utilizava a venda de geolocalizadores para legitimar a sua atividade, desenvolveu um esquema em pirâmide, para benefício próprio, lesando milhares de pessoas em todo o mundo, incluindo na Bélgica", adianta a PJ em comunicado.

A PJ explica que os pagamentos dos novos participantes eram depois utilizados para pagar os rendimentos prometidos aos membros mais antigos.

Através da Unidade de Informação Criminal, a PJ deteve o homem, de 44 anos, que poderá vir a ser condenado na pena de 5 anos de prisão.

O suspeito foi presente ao Tribunal da Relação de Lisboa que determinou que ficasse a aguardar os ulteriores termos do processo de extradição sujeito à medida de coação de apresentações trissemanais.