DNOTICIAS.PT
Madeira

Maurício Reis foi "uma grande personalidade da Cultura e da Região"

None

O Governo Regional da Madeira e o seu presidente, Miguel Albuquerque, manifestou o seu "mais profundo pesar" pelo falecimento de Maurício Reis, co- fundador da Porta 33 - Associação Quebra Costas Centro de Arte Contemporânea.

Fez um trabalho de excelência na divulgação e da promoção da Cultura. E ainda se distinguido pelas suas obras enquanto poeta. Foi uma grande personalidade da Cultura e da Região e que o Governo Regional e o seu Presidente pretendem homenagear, também na hora da sua morte, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados em nome da nossa Região. Na certeza de que o seu exemplo e dedicação profissionais, a par das distintas qualidades humanas com que sempre distinguiu todos aqueles que com ele conviveram, perdurarão. Governo Regional

Faleceu Maurício Reis, o co-fundador da Porta 33

Tinha 69 anos e lutava contra o cancro

O Executivo madeirense associa-se, nesta hora de dor, à família, a quem endereça "os mais respeitosos votos de pesar" pela morte do seu querido familiar.

Maurício Reis fundou, com Cecília Vieira de Freiras, a Porta 33, em 1989. A Associação Quebra Costas, Centro de Arte Contemporânea foi declarada de Utilidade Pública em 2002. Em 2020, recebeu a Insígnia Autonómica de Distinção por deliberação do Governo Regional.

Igualmente em 2020, a Porta 33 foi também distinguida com o Prémio Educação Artística 2020, da Direcção Regional da Educação em parceria com o Conservatório — Escola Profissional de Artes da Madeira.

Desde 2019, Maurício Reis foi o principal mentor de um projeto que permitiu a criação de um polo cultural no Porto Santo, instalado na requalificada Escola da Vila, que se vem afirmando enquanto espaço dinamizador da Cultural e propiciador de residências turísticas.